sábado, 5 de dezembro de 2009

Escola Municipal se rende a Saga Crepusculo

Amados,
Uma otima noticia. Uma escola Municipal da cidade de Itanhaem, litoral Sul de São Paulo, está melhorando o desempenho de seus alunos graças a Saga de titia Stephenie Meyer.
Uma professora da 6º da escola Municipal Bernadino de Souza Pereira, introduziu o livro Crepusculo em suas aulas e teve uma grata surpresa em perceber uma melhora significativa em seus alunos, inclusive o interesse dos mesmo a leitura aumentou bastante, sendo que alguns alunos sequer liam livros antes da empreitada da professora.
Segue matéria do site da Prefeitura da Cidade de Itanhaem:

Escola Municipal embarca no sucesso de ‘Crepúsculo’ para estimular a leitura

A iniciativa que visa melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula, vem tendo efeito surpreendente

É pegando carona em um dos livros mais vendidos na atualidade, que a Escola Municipal Bernardino de Souza
Pereira
embarcou no sucesso de “Crepúsculo” para realizar juntos aos alunos da 6ª série o projeto intitulado ‘Hora da Leitura’. As atividades envolvem leitura e dinamismo em sala de aula por intermédio do próprio livro.
Essa é uma maneira criativa realizada pela unidade escolar para melhorar o desempenho dos alunos, que por sinal, vem tendo efeito positivo na classe. Como não há exemplares suficientes para todos os estudantes, a professora de Língua Portuguesa Raquel Santos Zandonadi se propôs a ler pelo menos meia hora das aulas de quarta-feira, capítulos da história aos alunos.
Mas o que ela não imaginava, é que a idéia fosse dar tão certo, ao ponto de tornar unânime a empolgação. “Devagar, e detalhando minuciosamente os acontecimentos do livro, os alunos passam a imaginar a cena. É daí que colocamos em prática a imaginação”, enfatizou a professora.
Durante a leitura, a educadora faz pequenas pausas para discutir vocabulário, enredo e os aspectos da cultura americana pertencentes ao livro. Um ponto muito abordado por Raquel é a construção textual existente na obra, onde ela explica a existência de pressupostos e ironias, aspectos que os alunos têm dificuldades para entender no dia-a-dia escolar.
“Usando como ponto de partida o livro ‘Crepúsculo’, a intenção da atividade é fazer com que
os alunos passem a se interessar ainda mais por livros, independentemente do gênero escolhido, o importante mesmo é ler”
. E a educadora ainda ressalta. “É por meio da leitura que os alunos não só adquirem vocabulário, melhoram a escrita e a fala como também compreendem melhor o mundo e as pessoas”, explica.
Para a aluna Liliana Ramos de Lima, 12 anos, descobrir novas culturas é fascinante. “Gostei muito da história, ela tem aventura e romance. Depois que a professora leu em sala, ela me aconselhou a ler em casa pelo menos 15 minutos por dia, e eu li. Só que ao invés de 15, fiquei uma hora inteira sem intervalos. Gostei tanto que até comprei o livro”.
“Adorei a idéia da professora trazer o livro para sala. Aliás, ficamos muito empolgados,
mas combinamos de não ver o filme para não saber o final. Estou lendo já o segundo livro. Quando leio, passo mais de uma hora com ele”
, afirmou a aluna Nathália de Brito Pereira, de 12 anos.
Já a aluna Renata dos Santos Simão, também de 12 anos, faz questão de dizer que tem em mãos o ‘Lua Nova’, a continuação da saga de ‘Crepúsculo’. “A professora leu o Crepúsculo, e agora eu estou lendo Lua Nova. Muito gostoso, eu não sabia que era tão bom ler.
Tem aventura, além de retratar como é a educação americana, que é muito diferente da nossa”.

CREPÚSCULO - Combinando sensualidade e mistério, romance e fantasia, a escritora Stephenie
Meyer
produziu uma trama de extraordinário suspense. Na seqüência de Crepúsculo tem, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer. O sucesso foi tão grande, que a obra se transformou em filme que alcançou aproximadamente 36 milhões de dólares, em bilhetes no primeiro dia de exibição e, no primeiro final de semana, os 69,6 milhões, quase o dobro do seu orçamento, que foi de 37 milhões.


Muito legal né?!
Tomara que muitas escolas possam usar essa idéia para introduzir o hábito à leitura aos seus alunos!!!
Bjos

3 comentários:

  1. Nossa, q legal, os livros dela são uma delícia de ler mesmo, eu já viciei gente na saga tb, hehehe
    Florzinha, Eclipse é pra Junho, então???
    Desculpe a ignorância, mas é q só pensava em Lua Nova e não olhei a data prevista pra estreia de Eclipse!
    bjãoo

    ResponderExcluir
  2. Desculpa a demora flor!!!
    Sim Eclipse tem estreia prevista para 30/06/2010. (meu presente de aniversário)
    Agora vamos roer as unhas até lá!!! hahaha
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigado por passarem por aqui! Voltem sempre!