quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A mãe dos vampiros fala sobre Crepusculo

Amados,
A mãe de todos os vampiros, a escritora Anne Rice, deu seu parecer sobre o que acha do fenomeno Crepúsculo à MTV Americana.
Segue a Matéria:
Anne Rice entende de vampiros. Ela entende o perigoso charme que esses sanguessugas têm, e o porquê do público ficar atraído por esse tipo de história. Ela passou anos escrevendo histórias sobre vampiros, antes mesmo de Tom Cruise estrelar nas telonas a adaptação de Entrevista com o Vampiro: As Crônicas do Vampirescas em 1994. Anos mais tarde, apesar de Rice ter parado de escrever sobre isso, surge Stephenie Meyer e a história do amor adolescente em Crepúsculo – substituindo Rice na posição de contadora de histórias de vampiros.
Apesar de dizer que não leu nenhum dos livros de Stephenie, Rice ainda entende de vampiros e aprecia o fato deles continuarem sendo motivo de fascinação. Assistir ao filme de Robert Pattinson e Kristen Stewart fez com que a escritora visse isso.
“Eu não li nenhum dos livros da série, mas assisti ao filme,” disse Rice em entrevista ao The Wall StreetJournal. “Sinto que ele mostra o profundo desejo que jovens mulheres tem pelo mistério, proteção e sabedoria dos homens mais velhos. Acho que as garotas amadurecem mais cedo do que os garotos, e ficam frustradas quando se apaixonam por garotos mais jovens. Daí a fantasia de um vampiro sábio e protetor entrando na vida de uma jovem que, claro, gosta dele de uma forma especial”.
Crepúsculo não é a única franquia pela qual Rice tem certa apreciação. Já que não mais escreve sobre esses seres sobrenaturais, ela pode ter o prazer de se atualizar sobre o que os jovens gostam hoje em dia. “Acho que isso é maravilhoso,” ela disse. “Agora que já não mais escrevo sobre vampiros, sinto-me livre para curtir isso. Eu gosto de True Blood. Quando escrevi o meu, não queria ter nada que me influenciasse de alguma maneira.”
Seria essa a volta de Rice? Poderia ela voltar a fazer parte de um fenômeno cultural? Isso parece pouco provável, e ela explica. “Vampiros para mim foram sempre como um sentimento de tristeza por perder minha fé na infância, por não ter essa infância,” ela explicou. “Eu cheguei a uma fase que não tinha mais nenhuma história para contar sob esse ponto de vista. Estar ao lado dos anjos é muito melhor do que estar ao lado dos vampiros. Os vampiros são figuras tristes, trágicas.”
Aprecio muito as obras de Anne Rice, ela popularizou os vampiros, dando a eles sentimentos e voz, entretanto, não é uma leitura facil para iniciantes, até porque seus vampiros são classicos e europeus.
Ela foi muito popular durante a minha adolescencia, porem, não acredito que os jovens de hoje, que necessitam de tudo em grande velocidade, estejam preparados para sua escrita pomposa e detalhista. Jamais desmerecendo aquele que deu vida e dor a nossas amadas criaturas da noite!
Leiam "Entrevista com Vampiro", "O Vampiro Lestat" e vejam os filmes também, vale a pena!
Bjos

2 comentários:

  1. Vou ler os livtos dela!Sabe aquela pontinha de curios?????

    ResponderExcluir
  2. AVISO DE QUEM JÁ LEU!!!
    É MEIO CANSATIVO... NÃO É ROMANTICO E SUPER EMOCIONANTE QUANTO A SAGA... MAS SE VC TIVER MUITO CURIOSA E QUISER CONHECER OUTRAS FONTES VALE A PENA!!!
    BJOS ♥

    ResponderExcluir

Obrigado por passarem por aqui! Voltem sempre!